[B-SA] O Rock Envelheceu?

domingo, setembro 27, 2015


Este é um projeto do grupo Blogueiras S/A para refletirmos um pouco sobre a quantas anda o bom e velho Rock n Roll.

Sobre o Projeto:

Muitos artistas do gênero já chegaram a idade avançada,muitos faleceram,outros por conta dos abusos cometidos na juventude não são mais os mesmos,outros parecem ter parado no tempo e usam o mesmo estilo,e possuem os mesmos pensamentos a décadas.Outros com a crise de meia idade, recorrem a procedimentos estéticos muitas vezes duvidosos para que o tempo congele.Parece ser uma descrição que se limita apenas a artistas,mas todo mundo conhece uma pessoa ou outra que de longe não é uma estrela do rock ,mas que está no mesmo patamar que os rockstars,uns mais e outros menos. Pensando nisso, esse projeto do grupo Blogueiras SA sugere mais uma reflexão:Será que aos poucos esse estilo de vida pode se dissolver por não se reinventar?Será que o rock envelheceu ou os padrões antiquados e que não acompanham essa nova geração,faz com que tudo pareça tão obsoleto e careta?É uma coisa para pensar e queremos que saber a opinião de vocês nesse projeto!

O rock não envelheceu,  mas considero que o rock está morrendo. Mas como assim, Elen? Para morrer tudo não nasce, cresce, se reproduz,  envelhece e morre? É, mas aí que está o que sustenta o meu ponto de vista.
Desde a criação do rock, o boom do rockabilly da década de 50, tudo construído a partir daí continua sendo bem visto e respeitado.  Depois disso vários outros subgêneros do rock n roll surgiram acompanhando os movimentos sociais que marcaram as gerações. Surgiu o Heavy Metal, ainda na década de 60, naquela primavera, naquele ano que a população gritava ávida por direito a cultura! Costumo dizer que 1968 foi o ano, surgiram 3 bandas que podem ser consideradas as maiores influências da maioria das bandas que surgiram posteriormente e outros estilos/subgênero. Essas maiores influências são: Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple.  Da Inglaterra para o mundo inteiro,  e depois disso só veio coisa boa.
Só que estamos no meado da segunda década dos anos 00, onde considero que mais nada de novo acontece no rock n roll.  Somos saudosistas e ainda vivemos esperando que essas bandas da década de 60 façam mais um show, porque são essas bandas que quem conhece rock ou passa a conhecer hoje tem como influências. E aí que começamos a pensar que uma próxima geração não terá o prazer de ter um show de um dinossauro do rock e nem mesmo de uma banda nova que relembre eles. 
O rock ainda sobrevive de clássicos, onde os mais novos já possuem quase 20 anos de existência,  fruto do último movimento do gênero rock que veio evoluindo,  para mim, até a primeira década dos anos 00. Depois, tudo que surgiu não é mais rock, é um pop que também não faz jus as eras das grandes criações. Nem o artista da década de 60 que ainda está vivo consegue criar algo que tenha tanto impacto e respaldo como o que fora criado outrora. Cadê os grandes representantes de movimentos que marcam uma geração através da música de da cultura?  Aliás, cadê esse movimento? Acontece em outros gêneros,  mas não no rock.
Daí podemos tirar que o rock não envelhece, desde sua criação tudo que veio com ele se perpetua. E é nesse momento que esperamos algo inovador, como não tem nada a altura continuamos a venerar o bom e velho rock n roll.
Estamos estagnados, vivendo de influências passadas. E o que no virar do século,  do milênio,  considerávamos que iria ser brega, ainda é o vinho que bebemos e que nos faz ter os melhores momentos da vida. Na moda, na música,  na culinária ou whatever, vivemos de passado sim! Mas uma hora esse passado começa a ficar distante e sua essência começa a se perder. O rock vai sempre existir,  mas não está se renovando. Irei sentir saudades, até mesmo das décadas que nunca vivi, mas que hoje ainda fazem sentido pra mim. Não gostaria de ver o dia em que com a ida de grandes ídolos e o fim das grandes bandas enterraremos toda nossa história.

A opinião de outros participantes você pode conferir nos links abaixo:


Vocêtambém pode gostar

0 comentários

Podem comentar, ainda não paga!! Beijo e um queijo!