Na cozinha: Logostinha e Risoto de caldo de Frutos do Mar

terça-feira, março 04, 2014

Hey!! Sempre quis postar algo relacionado às receitas que faço. Gosto muito de cozinhar e junto com meu pai sempre saem várias delícias, principalmente de frutos do mar. 

No ócio desse feriado de carnaval resolvi fazer um passo a passo de uma comida supimpa para comer neste verão! Lagostinha (não é filhote de lagosta, hein!!) e um risoto megablaster delicioso de caldo de frutos do mar  (caldo feito em casa). 



Vambora começar? 




1- Arroz / 2 - lagostinhas/ 3- dois tomates pequenos, meio pimentão vermelho e uma cebola média, todos picadinhos. / 4- cebolinha, salsinha, coentro e caldo de camarão (esse foi feito em casa, mas pode usar algum de sachê dissolvido em água)/ 5 - Alho picado, molho de tomate e cominho em pó. 

Não coloquei na foto, mas toda a receita fiz com AZEITE



Primeiro limpe as lagostinhas jogando fora as cabeças e deixando de molho em suco de um limão grande. (Tudo que é do mar limpo com limão). Reserve.

Comece dourando o alho e a cebola com azeite. Acrescente o tomate e pimentão e dissolva um pouco. Acrescente uma colher das de café de cominho. -Enquanto isso derreta ou prepare o caldo de camarão em outra panela. - Voltando ao refogado, acrescente o molho do tomate e depois o caldo de camarão. Quando ferver acrescente as lagostinhas e deixe cozinhar com a tampa fechada por 10 minutos. Acrescente a cebolinha, salsinha e coentro e aguarde mais 10 minutos. Reserve. 


Da lagostinha pronta separe o molho. Pode retirar 75%, e reserve. Continue a derreter ou preparar o caldo de camarão, também reserve. Refogue primeiramente em uma panela o alho e a cebola no azeite. Após dourar acrescente o tomate e pimentão picados. Quando o refogado estiver quase derretido acrescente o molho da lagostinha e caldo de camarão. Ao ferver acrescente o arroz , em fogo baixo, e mexa às vezes para não grudar no fundo da panela. Caso o caldo segue antes do arroz cozinhar acrescente aos poucos água fervente e regule o sal, até o arroz ficar macio. O ponto ideal do risoto é quando o arroz está cozido e ainda com um creminho, sirva bem quente e vale colocar um queijo ralado.

E fácil assim e rapidinho também a comidinha fica pronta. No lugar da lagostinha você pode usar o mesmo molho para camarão, mas o tempo de cozimento é bem menor, ou melhor, até  o camarão não ficar mais "transparente". 

Esta comida deliciosa toda tem um clima de praia, águas cristalinas e deveria ser melhor degustada, tipo em um lugar desses:


Ahhh quem dera! Pra quem gosta de comida e receitas podem dar sugestões para eu fazer, frequentemente as receitas vão ser de camarão e massas! Meus preferidos! 

Beijos, bom fim de feriado!

Vocêtambém pode gostar

0 comentários

Podem comentar, ainda não paga!! Beijo e um queijo!