Luxo Barroco

segunda-feira, janeiro 21, 2013


Quando lemos o termo "Barroco" logo pensamos em nossas aulas de história no colegial e associamos a fartura do ouro, a influência religiosa, o absolutismo e a exuberância ostentada naqueles anos de exploração por Portugal as minas de ouro brasileiras. Ouro Preto em Minas Gerais é um belo exemplo no Brasil com arquitetura construída nesta época, e com o artista Aleijadinho nos deixou lindos monumentos arquitetônicos decorados com o pouco ouro que nos era destinado antes do repasse à Coroa Portuguesa. Enfim, deixaremos as lamentações a parte e as aulas de história também.

O que interessa é que toda essa exuberância barroca já apresentada para os inverno passados e o atual da gringa em coleções como Dolce e Gabbana, e anteriormente a Versace, também já está marcando as pré coleções de outono e inverno brasileiras. Não podemos menosprezar as vitrines das lojas C&A que, particularmente, achei que fez uma coleção bem bacana e inspirada no estilo. 

Mas o que podemos considerar barroco na moda? Eis alguns exemplos:

1 - Ouro, muito ouro. Jóias e estampa dourada de arabescos* que remetem aos séculos XVI a XVIII. *créditos para Amanda do Conspirantes que me falou o nome!



2- Fundo Preto. Tanto nas estampas douradas quanto em estampas de flores.



3- Arte Barroca. Os quadros/pinturas realistas dos artistas barrocos estampados em saias, vestidos e etc. ( Em algumas estampas podemos encontrar também pinturas renascentistas que foi o movimento anterior ao barroco, mas que este continuou fluidamente em termos da arte clássica, porém, voltado a ostentação e riqueza)


4- Peplum. Não exclusivo deste estilo, porém remete a elegância das mulheres da época que em seus pesados vestidos também utilizavam "ancas".



5- Baroque Print. É o que chamamos de Estampa de lenço. 



6- Veludo. Porque de brega ele foi à cara de ryqueza! Também pode vir flocado, delineando a estampa(tecido adamascado*) ou por baixo dela.*mais uma vez crédito da Amanda!



Eu gosto muito desta tendência, aposto na exuberância e acho que esse nosso inverno vai ser ryco e luxuoso! E vocês, já viram o que as lojas brasucas tem apresentado para o nosso inverno? Eu estou adorando!

Vocêtambém pode gostar

0 comentários

Podem comentar, ainda não paga!! Beijo e um queijo!