Como Banalizar Um Estilo

sexta-feira, janeiro 11, 2013


Não ensinarei neste post como você estragar um estilo de vida ou de se vestir por afinidade com alguma coisa que goste, apenas apresentarei meu ponto de vista, ou melhor, indignação, por ver como a moda pode ser mãe e madrasta (tipo a da Branca de Neve! *rs) ao mesmo tempo.

O que observamos nos últimos anos no mundo da moda? Acho que todos podem enxergar que a moda tem sido bem retórica. Isso mesmo, que quase tudo que usamos hoje já foi usado por nossas irmãs mais velhas, mães, tias e avós nas décadas do século passado. E considero isso muito bom, não existe aquela história de "como gostaria de ter vivido naquela época para usar aquela roupa" ou " nasci na década errada"? Essa inspiração nas modas passadas só tem a acrescentar. 

Mas em qualquer época houveram suas tribos, nunca todo mundo foi igual. Hoje, por exemplo, o cultuamento da individualidade , uma espécie de complexo de hipster, é muito bem aceito. Quanto mais diferente de todos mais criativo e original você é. Voltando ao ponto principal, em algumas décadas como as de 70 e 80 onde a expressão cultural era mais bem aceita pela sociedade, falando também em termos de vestuário, e o surgimento de grandes ícones no rock 'n roll, especificadamente no punk rock e heavy metal, construiu-se estilos de se vestir mais agressivos, pesados, com couro, tachas, maquiagem forte, etc. Mas todo esse estilo representou um estilo de vida ou,no mínimo, afinidade musical. 

Blá, blá , blá. E o que eu quero dizer com toda essa minha explicação indignada? Quero dizer que me sinto sim incomodada em perceber que esse estilo que faz parte da vida de tanta gente tem sido escrachado por pessoas  que acham que ditam moda, que "são" a moda e ainda por cima tentam julgar as roupas e o estilo de quem leva "uma vida rock 'n roll" ou são "roqueiros" (como preferir rotular) dizendo o que é certo ou errado para se vestir, ou o quando a pessoa "roqueira" está ridícula vestida daquela forma. 

Espera aí, não é por causa dessa pessoa "roqueira" e ridícula que hoje existem vários acessórios e roupas no estilo rocker no mundo da moda? Sim, e a moda contribuiu bastante para que nós amantes do rock 'n roll tivéssemos maiores possibilidades de compor o nosso estilo de se vestir, isso foi uma maravilha! O chato é que com isso vieram aqueles que vão para a balada sertaneja , dançam funk até o chão (nada contra nenhum estilo musical) vestidos de góticos!! WTF IS THAT? 

E essas mesmas pessoas tempos atrás, antes da popularização do estilo, só sabiam olhar para os "roqueiros" e dizer " nossa, que esquisitos!" , "que vulgar!", "quanto spike!", "só usa preto", " que cabelo vermelho!". Hoje quem a gente vê de botinha com spike, cabelos coloridos, batons mais fortes, roupas de couro e, principalmente, camisa de banda? Nem preciso me arriscar em dizer, simplesmente, qualquer um na rua! 

Esta crítica desabafo foi apenas o que me ocorre em pensamento ao lembrar sobre julgamentos que muitos como eu passaram na adolescência por optar por um estilo "diferente" e que hoje continuam sendo julgados por pessoas que acham que entende de rock 'n roll. Todos podem se vestir com referências rocker, isso é ótimo! Mas me poupem de ver as camisas do Iron Maiden ou Guns 'n Roses  sendo usadas por qualquer um! 

Vocêtambém pode gostar

0 comentários

Podem comentar, ainda não paga!! Beijo e um queijo!