Cat Power

quarta-feira, setembro 19, 2012


Vocês já ouviram falar da Cat Power? Foi essa "banda" de uma mulher chamada Chan Marshall que me fez gostar, e muito, de indie rock, juntamente a PJ Harvey (mas essa fica para outro post). 

Chan já tem muita experiência, iniciou sua carreira quando largou o ensino médio e se mudou para New York em 1992, onde começou a se apresentar em pubs no Brooklyn. Após conhecer alguns músicos influentes como Steve Shelley do Sonic Youth e ter alguns pesadelos que a fizeram retomar a carreira após o abandono para ser babá em Portland, Chan lança o álbum Moon Pix, em 1998, que a levou ao reconhecimento artístico. Mas foi em 2003 com o álbum You Are Free que a conheci, este foi super elogiado pela crítica e teve participações de Eddie Vedder e Dave Grohl. Nos lançamentos seguintes, The Greatest (2006) e Jukebox (2008) o indie rock com pegadas folk de Cat Power se aproximaram mais do soul e foram considerados álbuns mais bem elaborados, nesta mesma época a moça visitou o Brasil várias vezes, principalmente a cidade de São Paulo.


Cat power já lançou nove álbuns, o último esse ano (setembro) chamado Sun, considerado mais próximo de sua raiz indie, que de primeira já trás uma super música chamada Cherokee que não sai da minha cabeça de tão linda e suave. O clipe também é bem diferente, trazendo aspectos de um futuro pós apocalíptico com "zumbis" que podem perder suas almas ou serem salvos (minha interpretação do clipe!) e ao mesmo tempo neste futuro tem todo um clima desértico e com características apache. O que lembra (oi pesquisa Google!) que Cherokee também é nome de cidades de estados que possuem desertos como Kansas e Alabama, entre outros, também é nome de um famoso jeep que aparece o tempo todo no clipe, e, principalmente, em sua origem, nome de uma tripo de ameríndios (esse eu estudei na escola!). Rá! Cat Power é super cult! Mas vamos aos sons?

Separei as músicas da Cat Power e alguns covers que ela fez que mais gosto.

1- Sea of Love (Cover; original 1959 - Trilha do filme Juno e já foi regravada por vários artistas, na verdade nunca escutei a original)

2- Schizophrenia Wheighted me Down (Cover Sonic Youth)

3- I found a Reason ( Cover Velvet Underground - Trilha do filme V de Vingança)

4- Wild is The Wind ( Cover Nina Simone)

5- Naked If I Want To (Cover Jerry Miller Jr.)

Mas não é somente de covers que Cat Power é feita...

6- I don't blame you

7- Speak to me

8- He War

9 - Blue

10- Aretha sing one for me

11 - Breathless

12- Cherokee



Muito difícil escolher essas 12 músicas, gosto de quase todas e algumas são covers, porém se não prestar bem atenção nem se reconhece. Então, podem escutar os álbuns e incluir o Cover Records! 

Vocêtambém pode gostar

0 comentários

Podem comentar, ainda não paga!! Beijo e um queijo!