Fonte da Juventude

terça-feira, maio 29, 2012

Não é de hoje, nem desta década, que a juventude vem sendo estudada por várias ciências, sejam elas humanas, exatas ou biológicas. Mas o que acontece nos dias atuais é que a juventude de fato conquistou seu espaço e vem ditando as "novas ondas". Vivemos na sociedade do consumo, e nunca, em todos os diferentes tipos de juventude e suas diferentes décadas desde o reconhecimento da adolescência como fase intermediária entre a infância e o mundo adulto ,a juventude teve tamanho destaque e inúmeros produtos (roupas, lazer, comida, bebida, tecnologia,música, cinema e outras artes) criados especificadamente para atender suas necessidades e também seus desejos. Noto que a cada dia a juventude é mais valorizada e também respeitada. Quem diria que conquistamos nossos espaços e temos voz para dizer o que queremos, seja este querer algo de direito ou apenas que possamos realizar nossos mais "criativos" desejos.
Faz bastante tempo que vi um vídeo muito interessante que fala sobre a "geração Y", que já está quase sendo substituída em relação ao comportamento e consumo, e as gerações que a precederam. E o mesmo vídeo foi muito bem elaborado para que também chamasse atenção dessa mesma geração, com ótimas músicas, narrativa e imagens. Dá uma olhadinha:


Eu tenho me envolvido desde a faculdade com o tema juventude, mas numa perspectiva muito mais acadêmica e política. Entretanto, o que eu sempre digo, a minha formação não é limitada ao que eu estudei, por isso acabo puxando um viés de estudo de outras áreas. Enfim, o que eu quero dizer é que eu sempre faço a relação da influência musical no comportamento dos jovens. So, what? Acaba que quase tudo na minha vida faz essa conexão com a música. Por este motivo fiquei pensando em músicas que falam sobre "Ser Jovem" e resolvi fazer uma lista! Umas músicas já passaram por aqui, mas estão valendo também!
As músicas falam da juventude em diversos aspectos, seja na diversão, nas reivindicações, na amizade ou no amor. 

1- Alphaville - Forever Young

2- Peter Bjorn and John - Young Folks

3- Fun - We are young

4- The nacked and famous - Young Blood

5- T-Rex - Children of The Revolution

6- MGMT - The Youth

7- Phoenix - Lisztommania

8- Muse - Uprising

9- Twisted Sisters - We're Not Gonna Take It

10-Silverchair- Anthem for the Year 2000


Sei que a lista de músicas sobre juventude e comportamento é grande. Então, quais músicas vocês conhecem?Alguma diz alguma coisa sobre a sua geração?

Vocêtambém pode gostar

1 comentários

  1. acho que ninguém quer realmente ficar velho né?

    BeijosNathália - Fashion Jackethttp://fashionjacket.blogspot.com.brFacebookTwitterTumblr

    ResponderExcluir

Podem comentar, ainda não paga!! Beijo e um queijo!