Estilo Rock 'n Roll

quinta-feira, maio 17, 2012


Nos últimos tempos no mundo da moda o estilo rocker (ou rock 'n roll) ficou muito conhecido e muito explorado. Várias pessoas aderiram para seus guarda-roupas peças com tachas, couro, bandanas, meias de renda ou arrastão, maquiagem pesada e muita atitude. Para as já roqueiras foi um up para obter mais opções em peças para o visual, ou não.
Muitas que gostavam do mundinho urderground viram o seu estilo ser apropriado por muitos que não se identificam com o som ou o movimento musical. Talvez, para aqueles que estiveram por tanto tempo sendo estigmatizados de sujos, pagãos ou praticantes do ocultismo por conta de suas vestes e aparência toda essa exposição significou a descaracterização de um movimento. Mas como eu gosto de ver o lado positivo das mudanças procuro refletir sobre os ganhos em relação ao tabu da sociedade e pensar que, neste momento, o estilo não é mais visto com maus olhos e sim como referência no mundo da moda e isto é um ganho para deixar de ter vergonha de andar na rua e expressar o seu estilo que representa uma determinada cultura.

Pois bem. No estilo rocker encontramos vários modos de expressá-lo, ou seja, dentro do gênero os roqueiros também tem suas particularidades de acordo com os subgêneros musicais. Então, resolvi mostrar um pouquinho do estilo das meninas do grunge, punk, hard rock e heavy metal, que, creio eu, sejam os mais explorados no mundo da moda. 
Escolhi looks atuais que fazem referências a esses estilos. Vejam como muito do que já foi usado nas décadas de 70, 80 e 90 estão nos guarda-roupas até hoje e também são peças que agora compõe diferentes looks fashionistas.



O coturno, os spikes e os cintos de rebite são referência claras do Punk Rock, assim como o estilo das peças destruídas (rasgadas/gastas) que hoje chamam de "podrinho". 



O Heavy Metal trouxe para a moda clara influência no uso do couro, a predominância da cor preta, as camisas das bandas do gênero, uma das mais usadas é a do Iron Maiden, e o uso de cruzes e caveiras. 



O Hard Rock  segue a linha do uso de couro e coturnos, porém, com o toque mais glamouroso. Os sapatos ganham saltos e as roupas mais decotes e menor comprimento. Os detalhes chegam a ser exagerados, bem chamativos. 



O grunge popularizou o uso dos casacos de flanela xadrez e a imagem mais despojada/desleixada. É um estilo básico, despreocupado de detalhes.


Agora me diz, quantos fashionistas ou it girls vocês já viram com alguns ou muitos desses itens em seus looks? A influência do som está aí e esses são apenas alguns dos estilos. 
Quais desses ou quais outros que não citei vocês se identificam? 

Vocêtambém pode gostar

13 comentários

  1. bruna fernada vieira silva17 de maio de 2012 23:13

    Muito bem feito esse seu post,adorei as referências!
    Adoro todos esses estilos mas ultimamente estou curtindo mais o punk,porém tenho elementos dos outros estilos sempre presentes no meu visual também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto de misturar umas peças rock'n'roll no meu estilo normal. Me vestir inteira rocker não combina comigo.

    Hoje o Fashion Jacket fala sobre as peças mullet. Você sabe o que são? Confira e não esqueça de deixar a sua opinião: http://migre.me/97Mn2BeijosNathália - Fashion Jackethttp://fashionjacket.blogspot.com.brFacebookTwitterTumblr

    ResponderExcluir
  3.  Obrigada,Bruna! Fico muito contente com suas visitas e comentário! Volte sempre! <3

    ResponderExcluir
  4.  O legal hoje em dia é que podemos pegar várias referências! Eu já curto um look todo rocker, mas por conta do trabalho só uso algumas peças para diferenciar um pouco o dress code mais sério.

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Acredito eu que já falei muitas vezes sobre o assunto no meu blog, por
    um lado acho super bom afinal os preços ficam mais acessiveis por ter
    virado algo mainstream.Por outro lado com essa inclusão toda muita gente
    que não curte veste por vestir porque é moda, e ao meu ver (é uma
    opinião minha)é um tanto quanto "tosco" aderir completamente um estilo
    por conta da moda, e na próxima estação aderir outro estilo
    modista.Porque afinal o importante é ser você mesmo independente do seu
    estilo musical e usar aquilo que gostas, sem a importância deste ou
    outro adereço ser trend.Gosto de algumas poucas coisas da música pop
    (antigas), mas já tentei gostar de coisas que estão ai na popularidade
    atualmente mas não deu, não faz meu estilo e não adianta forçar.Como um
    amigo meu que curte Metal Extremo e anda por ai de camiseta polo e calça
    social,porque parecer um ogro louco não é a cara dele e na minha
    concepção usar algo ou não de determinada tribo não faz você mais ou
    menos conhecedor/praticante/admirador dela.Como disse acho legal essa
    coisa mais popularizada do mundo underground,afinal as peças podem ser
    adaptadaas para ambientes de trabalho, mas o outro lado é: você usa
    porque faz parte da sua personalidade,ou porque é moda?

    E falo fiquei um tempo usando outro estilo de roupa, me senti mal porque
    não me reconhecia...e não ando com a galerinha tr00, cada amigo e
    pessoa é do seu jeito e isso que acho legal.Mas falando (já falei
    demais), faltou o gótico, nesse inverno a influência anda bem forte, com
    veludo, renda,cores como vermelho,vinho e roxo.Eu me encaixo mais no
    Hard Rock, Metal e Gótico,e você mencionou sobre ocultismo ( a
    associação da prática com o estilo) lembrei de um fato que me aconteceu
    em 2007 se não me engano , me pararam em um encontro de motociclistas e
    me perguntaram se eu praticava Wicca, e me entregaram um cartão com um
    e-mail para eu entrar em contato.Muito bizarro isso rsrs,eu tenho o
    poder de atrair gente maluca (Y).

    E hoje em dia o vantajoso é que o estilo não está mais marginalizado nas
    grandes cidades, eu vivi a minha vida toda em cidade de interior lá
    ainda há um preconceito mas não tão grande como antigamente (isso coisa
    de 6 anos atrás).Aqui em Curitiba há muita gente com estilos
    variados,mas o que predomina aqui são os skatistas,roqueiros e
    hipters,para nós que gostamos é algo muito bom (popularizar) mas para
    quem se sucumbe a qualquer tipo de moda fica artificial.

    Para variar eu falo demais lol



    Beijos e bom final de semana



    www.eunaotenhofoco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Marcela, vc sabe que adoro seus Big Comentários! Sinaliza que você leu o que escrevi, prestou atenção e ainda deu seu ponto de vista! 

    bjs <3

    ResponderExcluir
  7. Não sei porque mas mesmo o rocker sendo mais pop hoje em dia em cidades como a minha ainda chama atenção...
    Eu acho o seguinte, por mais que esteja mainstream, se a pessoa não tem aquela atitude rock n' roll, aquela personalidade forte ou largada já era, não adianta coturno, nem camiseta de banda que não vai combinar, fica muito forçado T__T (tipo a Katy Perry que tá se vestindo meio gótica e a Rihanna num estilo mais underground)
    Desses estilos acho que não me encaixo no Heavy Metal, todos os outros me influenciam bastante!

    bjos
    http://www.pinkmassacre.com

    ResponderExcluir
  8. Adoooooooro esse estilo rocker. Usaria de boa todos os looks, menos o salto alto. Não sou muito equilibrada, e acho muito desconfortável. :'( E falando no mundo da moda, adoro a Alice. <3 Acho que a única modelo que me simpatizo!
    .
    PS:  Que bom que te ajudei num filme UHEUAHEUAHE eu também fiquei assim com esse filme, sabia que tinha um nome no começo, só sabia que começava com F. E finalmente achei pelo filmow! \o/

    ResponderExcluir
  9. eu gosto de todos! procuro mistura um pouco de cada um, gosto de couro, tachas, bandanas, xadrez e coturnos! :)
    ;*

    ResponderExcluir
  10. Adoooooro todos!
    Beijo

    http://www.lalaismerim.com.br

    ResponderExcluir
  11. todos os 3 estilos são muito lindos, adoro, misturo tudo e mais um pouco de vintage! Adorei muito o post!
    beijos!
    apostacertablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. com todo o certezo voce derya  una otina estilysta

    ResponderExcluir

Podem comentar, ainda não paga!! Beijo e um queijo!